Qual cidadania é melhor: Portuguesa ou Italiana?

Segundo a Eurostat (Serviço de Estatísticas da União Europeia), mais de 24 mil brasileiros adquiram alguma nacionalidade europeia em 2020. Dentro desse montante, 72%¨foram cidadanias portuguesas ou italianas. Mas afinal, qual delas é melhor?

Uma coisa é certa: ter o status de cidadão europeu traz consigo muitas oportunidades de trabalho, estudo e de viver legalmente na Europa.

Quer saber se é mais vantajoso aplicar para a cidadania portuguesa ou italiana? Fizemos um breve comparativo tanto dos pontos em comum como também das vantagens de cada uma delas. Confira!

Cidadania Italiana ou Portuguesa: pontos em comum entre elas

Antes de falarmos sobre qual cidadania é melhor – portuguesa ou italiana – vale a pena abordarmos as vantagens que elas têm em comum.

Confira abaixo os benefícios dessas duplas nacionalidades:

  • Ter um dos passaportes mais valiosos do mundo;
  • Poder circular e morar em qualquer país que faça parte da União Europeia, sem precisar aplicar para nenhum tipo de visto;
  • Ter livre acesso ao mercado de trabalho e aos estudos em todos os países da UE, sem a necessidade de nenhuma forma de autorização;
  • Ser um cidadão europeu, com todos os mesmos direitos e deveres de quem nasceu na Europa;
  • Descontos e bolsas em muitas instituições de ensino europeias.

Afinal, qual cidadania é melhor: portuguesa ou italiana?

A resposta de qual cidadania é melhor – portuguesa ou italiana – depende de qual ponto vamos analisar.

Se levarmos em questão quem tem direito a cidadania portuguesa por descendência, a Lei de Nacionalidade prevê que a transmissão desse direito pode pular apenas uma geração. Ou seja, é preciso ser filho ou neto de um cidadão português para ser elegível à dupla nacionalidade.

Entretanto, existe um caminho para obtenção da cidadania portuguesa para bisnetos. Funciona assim: o filho ou o neto brasileiro do cidadão português precisa primeiro tirar a sua dupla nacionalidade, para depois transmiti-la ao bisneto.

Já a cidadania italiana não limita a transferência do direito de ser cidadão pelas gerações. Isto é, se você tem um antepassado italiano distante cinco gerações, ainda assim poderá ter a dupla nacionalidade italiana.

Por outro lado, tirar a cidadania italiana custa mais dinheiro e demora mais quando comparada à cidadania portuguesa.

Para você ter uma ideia de tempo, a cidadania italiana costuma levar de seis a doze anos (isso mesmo!) para ter o processo concluído. Tudo isso devido ao número enorme de pedidos na fila. Para quem já mora na Itália, esse prazo pode ser reduzido.

Enquanto isso, a cidadania portuguesa pode ser concedida, em muitos casos, em um prazo menor a dois anos, mesmo que você esteja morando no Brasil enquanto aguarda a finalização do pedido de dupla nacionalidade.

Quer saber se você tem ou não direito à cidadania portuguesa? A gente te ajuda! Basta preencher esse formulário para saber se você pode ter sua dupla nacionalidade.

Precisando de ajuda com seus documentos para cidadania portuguesa? Facilite a sua vida e agilize seu processo: entre em contato com a nossa assessoria jurídica e realize seu sonho de viver na Europa!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Print