A educação universitária europeia foi modernizada – afinal, estamos falando de muitas instituições quase centenárias – e o sistema de ensino superior em Portugal não ficou para trás.
De alguns anos para cá, várias medidas foram implantadas de acordo com o Tratado de Bolonha. Esse foi um acordo assinado em 1999 por ministros da educação de 29 países europeus com o intuito de renovar e reformular o ensino superior europeu.
Quer saber mais sobre o sistema de ensino superior em Portugal? As principais informações que você precisa saber estão aqui. Confira!
O Sistema de Ensino Superior em Portugal
No país luso, o ano letivo é dividido em dois semestres, sendo o 1º semestre de setembro a janeiro e o 2º semestre de fevereiro a junho. Ou seja, julho e agosto são os meses das férias de verão.
O sistema de ensino superior em Portugal é organizado em uma estrutura binária, dividida entre ensino universitário e ensino politécnico. Isso vale tanto para as instituições de ensino públicas como para as privadas.
Esse sistema é composto por 3 ciclos de estudos:
- 1º ciclo: Licenciatura, com duração de 3 a 4 anos;
- 2º ciclo: Mestrado, com duração de 1 a 2 anos;
- 3º ciclo: Doutorado, também chamado de Doutoramento em Portugal, com duração de 3 a 4 anos.
O Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS)
O European Credit Transfer System (ECTS) está entre as definições contidas no Processo de Bolonha. Trata-se de um sistema que facilita o reconhecimento dos estudos universitários pela Europa.
Esses créditos tornam mais simples a identificação do tempo de estudo de cada aluno, possibilitando a comparação de diferentes cursos e disciplinas.
Mas como o ECTS é contabilizado? Vamos dar um exemplo de estudante universitário em tempo integral. Nesse caso, esse aluno precisa obter 60 créditos ECTS considerando os dois semestres do ano letivo.
Só para você ter uma ideia de tempo de estudo, 60 créditos representam 1.680 horas de estudo, pois cada ECTS equivale a 28 horas do aluno dedicadas ao ensino superior em Portugal durante o ano letivo.
Antes de se matricular em qualquer curso universitário português, você pode realizar uma consulta para saber a quantidade de créditos necessária para conclusão de determinada formação acadêmica.
Os ciclos de ensino superior em Portugal possuem um número mínimo de ECTS, que em média são:
- 1º ciclo: licenciatura (de 180 ECTS a 240 ECTS);
- 2º ciclo: mestrado (de 90 ECTS a 120 ECTS);
- 3º ciclo: doutorado (de 180 ECTS a 240 ECTS).
O Sistema de Avaliações do Ensino Superior em Portugal
A avaliação do ensino superior em Portugal é bem parecida com a do Brasil, com exceção da nota máxima dos exames finais, que vai até 20 no país luso.
Ao longo do ano letivo, os alunos entregam trabalhos, realizam apresentações em sala de aulas, além das provas. Os exames finais são realizados antes da conclusão do ano.
Agora que você já entendeu melhor como funciona o ensino superior em Portugal, saiba quais são os tipos de vistos de estudante para entrar no país.